ECEME lança “Dossiê Fronteiras”, da Coleção Meira Mattos 242e2p

0
2066

Já está disponível a nova edição da Coleção Meira Mattos (CMM), periódico de abordagem interdisciplinar que reúne artigos científicos relacionados a ciências militares, defesa e segurança. A temática desta edição é “Defesa e Segurança integrada nas fronteiras: desafios e oportunidades”, com editorial assinado por Tássio Franchi, Professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Tomaz Espósito Neto, Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). Tássio, que também é editor da revista, explicou que a ECEME está organizada em ensino, doutrina e pesquisa, esta última, sob responsabilidade do Instituto Meira Mattos – instituto de pesquisa e pós-graduação em Ciências Militares, mestrado e doutorado CAPES 4 – e a revista é um dos resultados do Projeto PROCAD “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada”. 13691s

“O dossiê tem como tema transversal a questão das fronteiras, da segurança integrada e da ajuda humanitária. Isso quer dizer que trata-se tanto dos temas defesa quanto de segurança e onde se encontram sinergias para operar. Outro aspecto abordado é a ajuda humanitária e como o Brasil tem realizado relevantes trabalhos. Alguns artigos vão tratar desde o ponto de vista dos venezuelanos, da operação Acolhida, outros vão olhar o papel internacional do Brasil na ajuda humanitária”, frisou Tássio.

Tomaz explicou que esta edição da revista aborda temas sensíveis e relevantes na atualidade sobre as fronteiras no Brasil e no mundo. “Chamo atenção para os artigos de opinião, que apontam vetores da fronteira muito pouco explorados, seja a cooperação transfronteiriça ou a cooperação para o combate ao narcotráfico nos países do entorno estratégico do Brasil. A entrevista com o General Barros também é importante pela potencialidade, desafios e oportunidades que a Operação Acolhida traz ao país como forma de projeção”.

Luciano destacou que é uma honra ao IDESF participar da publicação. “A ECEME e o Instituto Meira Mattos trouxeram para esta coleção atores que estão diretamente ligados aos temas segurança e integração das fronteiras. São contribuições que elevam o debate para a cooperação e integração interagências a nível nacional, mas também com cases de integração com os países vizinhos”.

O dossiê é uma parceria entre o projeto PROCAD “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada” (Ministério da Defesa e CAPES), capitaneado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Editorial, artigos e entrevistas

Defesa e Segurança integrada nas fronteiras: desafios e oportunidades (editorial)
Tomaz Espósito Neto, Luciano Stremel Barros, Tássio Franchi – UFGD, IDESF e ECEME

A expansão das organizações criminosas nas fronteiras da América do Sul e as iniciativas do Estado brasileiro
Alex Jorge das Neves, Fernando José Ludwig – Universidade de Coimbra e UFT

Refugiados venezuelanos nas fronteiras do Brasil durante a pandemia da covid-19
Luísa Guimarães Vaz, João Batista de Aguiar Filho – ECEME

A securitização da fronteira brasileira diante da crise migratória venezuelana
Guilherme de Araujo Grigoli, Vanderson Mota de Almeida – CMP e 1ª Bda Inf Sl

A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas uma perspectiva brasileira
Carlos Alberto Moutinho Vaz – Comandante do CCOPAB – Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

Contencioso entre Guyana e Suriname acerca dos limites marítimos (2000-2007)
Yolanda Nunes Sousa – UFRJ

O reflexo socioeconômico da presença militar em um município da fronteira norte
Carlos Henrique Arantes de Moraes, Dan Milli Pereira, Tássio Franchi – ECEME

‘Não é uma prioridade’: uma análise da prevenção do terrorismo em Portugal
Augusto Xavier Magalhães Sampaio, Raquel Beleza da Silva – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Estímulos e entraves à integração econômico-social na fronteira: o acordo de localidades fronteiriças do MERCOSUL
José Eduardo Martins Felício – Diplomata

Erradicação de cultivos ilícitos como estratégia da polícia federal para a redução de oferta de maconha no Brasil
Marcos Paulo Pimentel – Coordenação-Geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal.

Entrevista com Coordenador Operacional da Operação Acolhida General de Divisão Antonio Manoel de Barros

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta 4i4e6f

Digite seu comentário
Digite seu nome